O destróier de mísseis guiados USS Preble zarpou em 22 de setembro da base naval dos EUA em San Diego com destino ao porto de Yokosuka, no Japão, informou o porta-voz da Marinha dos EUA, citado pelo jornal Nikkei Asia nesta quarta-feira.
Segundo o jornal, o navio é o único dos 73 destróieres da classe Arleigh Burke equipado com uma arma a laser capaz de abater drones e mísseis. O jornal acrescenta que, além do USS Preble, outros 12 navios de guerra dos EUA estão participando da "implantação avançada em Yokosuka", incluindo o porta-aviões USS George Washington, que deve chegar ao porto japonês em meados de novembro.
O Nikkei Asia detalha que o USS Preble zarpou para o Japão poucos dias após a almirante Lisa Franchetti, chefe de operações navais da Marinha dos EUA, apresentar o "Sailing Plan 2024" da força naval americana, que estabelece as principais prioridades da Marinha dos EUA para os próximos 20 anos. Um de seus objetivos estratégicos é "estar pronto para a guerra com a República Popular da China até 2027".
O outro objetivo estratégico da Marinha dos EUA é garantir sua "superioridade a longo prazo". As metas "ambiciosas, mas necessárias" do plano foram anunciadas no momento em que Washington reafirma seu compromisso com a defesa de Taiwan e busca fortalecer sua presença na região do Pacífico.