Notícias

Moscou sobre o Il-76 abatido: "Os cidadãos dos EUA devem saber onde seu dinheiro está sendo gasto"

Moscou sobre o Il-76 abatido: "Os cidadãos dos EUA devem saber onde seu dinheiro está sendo gasto"AP / Sebastian Apel / Departamento de Defesa dos EUA

O Comitê Investigativo da Rússia estabeleceu que o avião de transporte militar Ilyushin Il-76 foi abatido na semana passada na província russa de Belgorod por um míssil MIM-104A do sistema Patriot dos EUA, escreveu a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, no Telegram.

"Os cidadãos dos EUA devem saber em que seu dinheiro é gasto", comentou ela. "Biden e sua equipe tornaram os americanos cúmplices dessa tragédia sangrenta", acrescentou.

O secretário de imprensa da presidência russa, Dmitry Peskov, opinou em uma coletiva de imprensa que os países ocidentais não estão interessados em uma investigação internacional sobre o desastre de 24 de janeiro.

O presidente Vladimir Putin "declarou publicamente ontem que somos a favor de uma investigação internacional e que estamos interessados nela", lembrou o porta-voz. "Agora ouvimos vozes de [políticos] europeus pedindo um documento e dizendo que sem o documento eles não considerarão nada". Isso deixa claro, de acordo com Peskov, que "nenhum deles estará interessado em ter uma investigação conduzida dentro da qual eles estariam tropeçando em si mesmos".

O presidente da Duma (câmara baixa do parlamento russo), Vyacheslav Volodin, disse na quinta-feira que os deputados enviarão uma carta ao Congresso dos EUA sobre a derrubada do avião que transportava um grupo de prisioneiros de guerra ucranianos por armas americanas.