Um grupo de congressistas republicanos da Câmara dos Deputados dos EUA assinou uma carta exigindo uma investigação sobre os supostos motivos políticos por trás da visita do líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, ao país. A informação foi divulgada pelo The Washington Examiner, que publicou a carta dos legisladores.
Os nove signatários da petição desconfiam que a visita do último domingo à fábrica de projéteis, durante a qual Zelensky foi acompanhado por oficiais democratas de alto escalão, teve como objetivo apoiar a candidata presidencial democrata, Kamala Harris, uma vez que os comentários do líder ucraniano durante a visita "pareciam um discurso de campanha de Kamala", destacou o jornal.
"Motivações políticas"
Além disso, os autores da carta ressaltaram que Zelensky havia dito, em declarações à mídia local, que o candidato a vice-presidente na chapa de Donald Trump, J.D. Vance, era “radical demais”
"Essas ações levantaram sérias preocupações entre os observadores sobre possíveis motivações políticas para a visita, levando à possível violação das leis dos EUA, como a Lei Hatch, que proíbe funcionários federais de se envolverem em atividades políticas", escreveram os peticionários.
Ainda na carta, os autores afirmam que Zelensky teria viajado à Pensilvânia em uma aeronave militar C-17 da Força Aérea dos EUA e teria recebido proteção do Serviço Secreto, o que, segundo eles, envolve “o uso de dinheiro dos contribuintes norte-americanos".