Lavrov explica "a única linguagem" que Ocidente entende

Para o chanceler, o povo russo se uniu "diante da guerra que o Ocidente desencadeou contra eles por meio dos ucranianos".

A Rússia sairá vitoriosa do conflito com a Ucrânia, pois essa é a única forma de dialogar com os países ocidentais, declarou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, em uma entrevista exclusiva à mídia russa na quarta-feira.

"Precisamos da vitória. Eles não entendem outra linguagem", afirmou o chanceler russo. "Essa vitória será alcançada. Não temos dúvidas", acrescentou.

Lavrov destacou que o povo russo "se uniu de verdade diante da guerra que o Ocidente desencadeou" contra a Rússia por meio do regime ucraniano. "O Ocidente precisa entender que a sua guerra, travada tanto contra a Rússia quanto contra o direito internacional, será perdida", reforçou o ministro.

Segundo Lavrov, esse entendimento é necessário "para retornar aos princípios fundamentais da ONU, para respeitar todos os preceitos de sua Carta, a começar pelos direitos humanos, o direito à língua e à religião, que foram violados pela Ucrânia com o apoio do Ocidente, para retornar ao respeito pelo direito internacional e ao princípio da igualdade soberana dos Estados".

Nesse contexto, o ministro enfatizou que, para se cumprir os princípios fundamentais do direito internacional e dos direitos humanos, não é necessário a ONU criar nenhum novo documento fundamental, "basta implementar a Carta como ela foi aprovada há muitos anos".