Notícias

Comboio de tratores "assedia" Bruxelas antes da cúpula da União Europeia sobre a ajuda a Kiev

O primeiro-ministro húngaro publicou um vídeo mostrando os tratores passando pela capital belga e denunciou que "é um erro europeu que a voz do povo não seja levada a sério".
Comboio de tratores "assedia" Bruxelas antes da cúpula da União Europeia sobre a ajuda a KievAP / Sylvain Plazy

Os agricultores belgas bloquearam com tratores a sede do Parlamento Europeu em Bruxelas, onde nesta quinta-feira será realizada uma cúpula da União Europeia (UE) para discutir a ajuda à Ucrânia, entre outras questões. Os fazendeiros começaram a queimar pneus, provocando uma grande quantidade de fumaça preta.


O comboio de tratores entrou na capital belga na noite de quarta-feira.


O serviço Bruxelles Mobilité (Mobilidade de Bruxelas) informou em sua conta no X que as saídas dos túneis Porte de Namur e Louise em direção à Basílica foram temporariamente fechadas e aconselhou os motoristas a evitarem a área.

Pouco tempo depois, o tráfego na área foi retomado. No entanto, o serviço alertou que ainda haverá interrupções no bairro europeu.

O tema principal da cúpula de quinta-feira em Bruxelas é um esforço para chegar a um acordo sobre um pacote de ajuda financeira à Ucrânia no valor de 50 bilhões de euros (US$54 bilhões) ao longo de quatro anos, vetado pela Hungria em uma cúpula anterior em dezembro.

Enquanto isso, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, publicou um vídeo em sua conta no X mostrando tratores circulando por Bruxelas e denunciou que "é um erro europeu que a voz do povo não seja levada a sério". "Nós defenderemos a voz do povo! Mesmo que os burocratas de Bruxelas nos chantageiem", afirmou.

A chegada dos tratores ocorre em meio a protestos de agricultores em vários países da UE.