Notícias

Zoológico finlandês devolve pandas gigantes à China por problemas financeiros

Os pandas gêmeos habitam o zoológico de Ahtari, no oeste da Finlândia, desde 2018, após um acordo de pesquisa de 15 anos para a conservação da espécie.
Zoológico finlandês devolve pandas gigantes à China por problemas financeirosGettyimages.ru / John Giustina

Dois pandas gigantes de um zoológico finlandês serão enviados de volta à China ainda este ano devido a dificuldades financeiras enfrentadas pelo parque, segundo informações da mídia local.

Os pandas gêmeos estão no zoológico de Ahtari, no oeste da Finlândia, desde 2018, como parte de um convênio de pesquisa de 15 anos para a conservação da espécie. Porém, o conselho do parque decidiu devolvê-los ao país de origem devido a fatores como a pandemia de 2019, inflação, aumento das taxas de juros por causa do conflito na Ucrânia e a queda no número de turistas.

"Apesar da ajuda da China e dos muitos esforços do zoológico, chegamos a uma situação em que tivemos que tomar a difícil decisão de devolver os pandas", disse Risto Sivonen, presidente do conselho do centro.

O zoológico também planeja pedir uma reestruturação de sua dívida para garantir as atividades futuras, já que o número de visitantes ficou abaixo do esperado.