Notícias

Israel sofre ataque de mísseis de longo alcance do Líbano

Essa é a primeira vez desde 8 de outubro do ano passado que essas armas foram usadas em um ataque a partir do território libanês.
Israel sofre ataque de mísseis de longo alcance do LíbanoGettyimages.ru / Samir Abdalhade / Anadolu

Um ataque com mísseis de longo alcance do Líbano provocou a ativação de sirenes antiaéreas em várias localidades da Cisjordânia, incluindo os assentamentos israelenses de Karnei Shomron e Ariel.

Essa é a primeira vez, desde 8 de outubro do ano passado, que essas armas foram usadas em um ataque a Israel a partir do território libanês.

Enquanto isso, as sirenes também foram ativadas em várias cidades da Baixa Galileia, em partes da cidade de Haifa e seus arredores e em várias cidades na área do Monte Carmelo.

No início do dia, o Hezbollah reivindicou a responsabilidade por um ataque com mísseis de médio alcance Fadi 1 e Fadi 2 contra a base aérea israelense de Ramat David, a sudeste de Haifa, bem como por lançamentos contra os complexos industriais militares da da empresa de Rafael na área de Zovulon e outros alvos militares no norte de Israel.

O movimento xiita anunciou no domingo o início de uma "batalha aberta de ajuste de contas" com Israel, afirmando que o país "morrerá de terror" como resultado de seus planos. As FDI lançaram sua maior ofensiva contra o Líbano desde 2006, destruindo mais de 300 alvos do Hezbollah.

Uma fonte de segurança disse à Ynet que a resposta do movimento xiita a uma operação de tão grande escala era esperada, prevendo ataques aéreos contra o norte de Israel "e talvez também contra alvos selecionados em Tel Aviv".