Rússia não fará testes nucleares se os EUA também se abstiverem, diz vice-ministro

Sergey Ryabkov destacou que a posição da Rússia sobre a questão dos testes nucleares não mudou.

Moscou não realizará testes nucleares, desde que os Estados Unidos também se abstenham dessas medidas, afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov, a repórteres.

"Nada mudou. Como foi determinado e formulado pelo presidente da Federação Russa, podemos realizar esses testes, mas não o faremos se os Estados Unidos também se abstiverem", explicou Ryabkov, citado pela RIA-Novosti nesta segunda-feira.

Ele ainda destacou que a Rússia alerta os países ocidentais de que seu campo de testes nucleares na região de Novaya Zemlya está totalmente operacional.

Resposta às medidas de Washington

O vice-ministro acrescentou que essa prontidão é uma resposta às ações de Washington, que, segundo ele, nos últimos anos, tem se concentrado em aprimorar sua infraestrutura nessa área.

Em uma entrevista à Rossiyskaya Gazeta na última terça-feira, o contra-almirante russo Andrei Sinitsin afirmou que o campo de testes nucleares da Rússia, no arquipélago ártico de Novaya Zemlya, está preparado para novos testes.

"O centro de testes está totalmente pronto para reiniciar as atividades em larga escala. O laboratório e as instalações de teste estão em condições operacionais, assim como a equipe. Se recebermos a ordem, os testes podem começar a qualquer momento", disse Sinitsin, enfatizando que qualquer tarefa relacionada ao reinício dos testes será executada conforme o cronograma estabelecido.