As autoridades iranianas estão prontas para "iniciar uma nova rodada de negociações sobre a questão nuclear" na âmbito dos próximos eventos internacionais em Nova York, declarou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi.
Em entrevista gravada para um programa de televisão nacional, o chanceler destacou que estará acompanhado pelo presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, na sede das Nações Unidas em Nova York, para participar da próxima Assembleia Geral e da Cúpula do Futuro, onde "os chefes de Estado de mais de 100 países confirmaram sua participação".
Pezeshkian deve discursar em ambos os eventos durante sua estadia de três dias na cidade norte-americana. Já o principal diplomata de Teerã informou que permanecerá "alguns dias a mais que o presidente" e planeja "realizar mais reuniões" com outros ministros das Relações Exteriores.
Araqchi apontou apenas uma condição para a retomada das negociações sobre o programa nuclear do Irã: "se o outro lado estiver preparado". Segundo ele, foram trocadas mensagens e existe uma declaração geral de prontidão, mas "as condições internacionais atuais tornam o reinício das negociações nucleares mais difícil e complexo do que antes".
O ministro também abordou as relações entre Irã e Rússia, ressaltando que os "interesses nacionais de ambos os países estão alinhados em diversos campos".
Em meados de setembro, o presidente Pezeshkian declarou em uma coletiva de imprensa que o Irã "não busca armas nucleares" ou conflitos e que são os países ocidentais que representam uma ameaça a Teerã, e não o contrário.