Putin: "A cooperação energética em um mundo multipolar é fundamental"

O presidente russo também destacou que os ministros de setores de energia do BRICS se reunirão no âmbito do 7º Fórum internacional da Semana da Energia da Rússia.

Na nova realidade geopolítica, a cooperação entre os setores energéticos dos países deve servir não apenas para desenvolver as economias, mas também como ferramenta de desenvolvimento social, defendeu o presidente russo, Vladimir Putin, nesta segunda-feira, ao dar as boas-vindas aos participantes e convidados do 7º Fórum Internacional da Semana da Energia da Rússia.

O evento ocorre de 26 a 28 de setembro em Moscou.

"O tema principal deste fórum, 'a cooperação energética em um mundo multipolar', é extremamente importante e relevante", destacou Putin.

"É evidente que, diante da nova realidade geopolítica, a colaboração no setor energético deve fortalecer as economias nacionais, ajudar a resolver questões sociais prioritárias e melhorar a qualidade de vida da população", afirmou o presidente em sua mensagem publicada no site do Kremlin.

Putin também ressaltou que os ministros de energia dos países do BRICS irão se reunir durante o fórum, o que será um dos principais acontecimentos do ano em que a Rússia assume a presidência do grupo.

"Durante as negociações, será necessário estabelecer princípios para uma transição energética justa para nossos países", explicou o presidente, sublinhando a importância de definir estratégias para "fortalecer o papel do BRICS no diálogo global sobre energia".