Notícias

A UE pretende lançar sua missão naval no Mar Vermelho em meados de fevereiro

Segundo o alto representante da União Europeia para Assuntos Externos e Política de Segurança, nem todos os Estado membros participarão, "mas ninguém vai obstruir isso".
A UE pretende lançar sua missão naval no Mar Vermelho em meados de fevereiroGettyimages.ru / Stefan Sauer

O alto representante da União Europeia para Assuntos Externos e Política de Segurança, Josep Borrell, declarou nesta quarta-feira, após uma reunião informal dos ministros da Defesa europeus, que a nova missão naval do bloco no Mar Vermelho, que tem como objetivo combater os ataques Houthis contra navios que navegam na costa do Iêmen, possa ser lançada no máximo, até 19 de fevereiro.

Segundo Borrell, a operação será "puramente defensiva" para proteger e escoltar navios mercantes e repelir quaisquer ataques dos rebeldes Houthi, abatendo mísseis ou drones.

A operação europeia será chamada de Aspides, que significa "escudo", explicou Borrell.

"Nosso objetivo é estabelecer e lançar essa missão ASPIDES, no máximo, em 19 de fevereiro. Espero e tenho certeza de que isso acontecerá. Nós o faremos. Os Estados membros estão fortemente comprometidos com isso", disse o alto representante, acrescentando que "nem todos eles participarão, mas ninguém vai obstruir isso".

  • Os Houthis começaram a atacar navios comerciais que passavam perto da costa do Iêmen em protesto contra a guerra de Israel na Faixa de Gaza.
  • As forças dos EUA e do Reino Unido começaram a atacar as posições dos Houthis em 12 de janeiro.