Urso polar raro aparece na Islândia e é morto a tiros pela Polícia

De acordo com a Polícia, não houve escolha após a Agência Ambiental se recusar a realocar o animal para a vizinha Groenlândia, de onde ele pode ter chegado em um bloco de gelo.

Um raro urso polar avistado em um vilarejo remoto no noroeste da Islândia foi morto a tiros pela polícia na quinta-feira, após ser considerado uma ameaça, informou a AP. Esses animais não são vistos no país desde 2016.

"Não é algo que gostamos de fazer", afirmou o chefe de Polícia de Westfjords, Helgi Jensson. Ele explicou que o urso chegou muito perto da casa de uma moradora local, que se trancou no andar de cima enquanto o animal vasculhava seu lixo, entrou em contato com sua filha na capital Reykjavik via satélite e pediu ajuda.

Também acrescentou que a polícia não teve escolha após a Agência Ambiental se recusar a realocar o animal para a vizinha Groenlândia, de onde ele pode ter chegado após viajar várias centenas de quilômetros em um bloco de gelo. Muitos icebergs foram avistados na costa norte da Islândia nas últimas semanas.

Um helicóptero da Guarda Costeira procurou por outros exemplares na área onde o urso foi encontrado, mas não encontrou nenhum. O animal, que pesava entre 150 e 200 quilos, será levado ao Instituto Islandês de História Natural para ser testado quanto a parasitas e infecções e outros exames, e sua pele e crânio poderão ser preservados para a coleção do instituto.

Embora os ursos polares estejam em perigo de extinção, após mais dois foram descobertos na Islândia em 2008, as autoridades permitiram que fossem abatidos, argumentando que as espécies não nativas representam uma ameaça aos seres humanos e aos animais, e o custo de devolvê-los à Groenlândia é proibitivo.