O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou no domingo que ainda não tomou uma decisão sobre permitir ou não que a Ucrânia use mísseis de longo alcance nas profundezas do território russo.
Ao ser perguntado se há uma decisão sobre o assunto, ele respondeu apenas: "Não".
No início desta semana, o The Times informou que os Estados Unidos e o Reino Unido podem permitir que a Ucrânia use mísseis Storm Shadow de longo alcance dentro do território russo. De acordo com essas informações, a permissão não será divulgada até que o primeiro ataque seja realizado.
Ao mesmo tempo, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, reiterou na semana passada que Washington não está suspendendo, por enquanto, as proibições de ataques com armas de longo alcance dentro da Rússia contra a Ucrânia.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse a repórteres em meados de setembro que se a OTAN decidir permitir que a Ucrânia ataque o território russo reconhecido internacionalmente com armas de longo alcance, isso significaria que os países do bloco "estão em guerra com a Rússia".