Notícias

Moradores de um bairro de Moscou relatam invasão de cabras que ameaçam seus veículos

Embora o bairro Butovo seja um bom exemplo de desenvolvimento urbano, ainda há pequenas casas particulares em algumas áreas, uma das quais é habitada por um homem que tem seu próprio rebanho de cabras.
Moradores de um bairro de Moscou relatam invasão de cabras que ameaçam seus veículosRT

Moscou é uma cidade que está se desenvolvendo em um ritmo vertiginoso. Entretanto, a vida rural e a realidade urbana se chocam em certos momentos. Esse é o caso do distrito de Butovo, na capital russa, onde há uma invasão de cabras pelas ruas, esbarrando em carros e causando mal-estar entre os habitantes locais.

Embora Butovo seja um bom exemplo de desenvolvimento urbano, ainda há pequenas casas particulares em estilo rural em algumas áreas, uma das quais é habitada por Valery, um homem que tem seu próprio rebanho de cabras, que perambulam pelas ruas de tempos em tempos.

"Muitas pessoas estão interessadas. As crianças vêm e dizem 'tio Valera', algumas me chamam de 'avô', queremos organizar, dizem elas, o reino das cabras. E eu lhes digo que está tudo bem, que a administração nos ajude, a floresta precisa de vida, não há animais, não há nada", disse o homem à RT.

Embora viva na capital russa, Valery mantém um estilo de vida camponês. Ele obtém leite e carne de suas cabras. Mesmo assim, ele diz que desistiria de seu modo de vida se a oportunidade surgisse. "Eu teria me mudado com prazer daqui para um apartamento, porque não temos permissão nem mesmo para reformar a casa. Minhas cabras vivem melhor do que eu", acrescenta.

"Isto não é mais um vilarejo"

Os holofotes se voltaram para Valery quando suas cabras começaram a fugir e a vagar por toda a vizinhança. A opinião popular se polarizou. "As cabras daqui vagam por conta própria. O proprietário as deixa soltas e elas vão para longe. As crianças gostam muito disso, todas tiram fotos. Mas você tem que entender que isso não é muito bom. Eles atravessam a rua, afetam os proprietários de carros. Às vezes, uma cabra pode pular em um carro porque quer pegar uma folha de uma árvore", comentou um morador de Butovo.

Outros moradores estão cansados de ter que lidar com tantos animais em uma área que agora foi projetada para a vida urbana. "As cabras vivem aqui, mas isso não é mais um vilarejo. O espaço da cidade não foi projetado para que as cabras vivam aqui. Elas têm chifres, atacam crianças. Estão deixando seus dejetos por toda parte", afirma outro vizinho.

A situação de Valery destaca um problema inevitável. As cidades estão crescendo em todo o mundo, destruindo a vida dos camponeses, o que, em casos como esse, não é facilmente derrotado. Diante das críticas e reclamações, Valery responde que as autoridades poderiam ajudá-lo a controlar a situação criando um espaço que todos pudessem desfrutar.