Forças israelenses invadem escritório da Al Jazeera em Ramallah

Os soldados israelenses fortemente armados ordenaram que a equipe deixasse o prédio imediatamente, explicando que o canal teria que suspender as operações por 45 dias.

Soldados israelenses armados entraram nos escritórios da estação de televisão Al Jazeera em Ramallah, na Cisjordânia, no início da manhã de domingo e ordenaram que os funcionários deixassem o prédio imediatamente, informou o canal.

"Há uma ordem judicial para fechar a Al Jazeera por 45 dias", disse um soldado ao jornalista Al-Omari, enquanto a Al Jazeera árabe transmitia a conversa ao vivo. "Peço que pegue todas as câmeras e saia do escritório agora mesmo."

Vale ressaltar que o governo israelense proibiu a Al Jazeera de operar dentro do país em maio, com uma ordem inicial também de 45 dias. No entanto, desde então, ela foi renovada e os jornalistas do canal ainda não podem fazer reportagens de dentro do país.

O correspondente da Al Jazeera na Cisjordânia, Nida Ibrahim, declarou que a invasão e a ordem de fechamento "não são nenhuma surpresa", após uma proibição anterior de fazer reportagens de dentro de Israel. "Ouvimos autoridades israelenses ameaçarem fechar o escritório. Ouvimos o governo falar sobre isso, pedindo ao comandante militar da Cisjordânia ocupada que fechasse e encerrasse o canal. Mas não esperávamos que isso acontecesse hoje", disse.