Os cosmonautas russos, Oleg Kononenko e Nikolai Chub, estabeleceram o recorde de tempo passado na Estação Espacial Internacional (EEI) durante um único voo na sexta-feira, informou a corporação estatal Roscosmos.
Os dois cosmonautas bateram o recorde estabelecido pelos cosmonautas russos Sergey Prokopiev e Dmitry Petelin e pelo astronauta norte-americano Francisco Rubio, que passaram 370 dias na EEI entre setembro de 2022 e setembro de 2023.
Kononenko e Chub chegaram à estação junto com o astronauta norte-americano Loral O'Hara na espaçonave Soyuz MS-24 em 15 de setembro do ano passado. De acordo com a Roscosmos, os dois cosmonautas retornarão à Terra na próxima terça-feira, após 374 dias de voo.
Em 4 de fevereiro, Kononenko estabeleceu um recorde mundial de duração total de voo espacial, superando o do cosmonauta Guennadi Padalka, que acumulou um total de 878 dias no espaço durante cinco voos espaciais. Em 5 de junho, Kononenko tornou-se a primeira pessoa na história a passar 1.000 dias no espaço.
De acordo com a Roscosmos, o voo espacial mais longo foi feito pelo cosmonauta russo Valeri Poliakov, que passou 437 dias no complexo orbital MIR de janeiro de 1994 a março de 1995. Ele foi seguido por outro russo, Sergey Avdeev, que passou 379 dias no MIR entre agosto de 1998 e agosto de 1999.