Notícias

Scholz descarta a possibilidade de fornecer à Ucrânia mísseis capazes de atingir Moscou

O chanceler alemão também enfatizou que "agora é o momento de explorar as possibilidades" de paz no conflito entre Kiev e Moscou.
Scholz descarta a possibilidade de fornecer à Ucrânia mísseis capazes de atingir MoscouAP / Fabian Sommer / dpa

O chanceler alemão, Olaf Scholz, declarou que Berlim não entregará mísseis de longo alcance capazes de atingir Moscou às Forças Armadas ucranianas.

"Embora muitos tenham me pedido para fazer isso, não entregarei mísseis de cruzeiro que possam atingir Moscou", disse o político durante um evento com cidadãos no município de Niedergörsdorf, em Brandemburgo, de acordo com a mídia local. "Posso garantir a vocês, e garanto neste momento, que manterei essa posição", acrescentou.

Nesse contexto, Scholz também enfatizou que "agora é o momento de explorar as possibilidades" de paz no conflito entre Kiev e Moscou.

Na semana passada, o ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson pediu a Scholz que reconsiderasse sua oposição ao fornecimento de armas de longo alcance para a Ucrânia e seu uso contra alvos dentro do território russo."Definitivamente, precisamos de uma entrega do Taurus", disse Johnson sobre os mísseis de fabricação alemã que Scholz se recusa a fornecer a Kiev.

Por sua vez, o chanceler alemão declarou anteriormente que insistirá nessa restrição "mesmo que outros países decidam o contrário".Ele também reiterou que não concederá a Kiev a autorização solicitada para ataques profundos porque acredita que "isso é um problema".