Irã apresenta novos drones e mísseis balísticos em desfile militar
O Irã apresentou um novo veículo aéreo não tripulado e dois novos mísseis balísticos durante um desfile militar nos arredores de Teerã, no sábado, para marcar o 44º aniversário do início da guerra entre a República Islâmica e o Iraque, informou a agência de notícias iraniana Mehr.
O presidente iraniano Masoud Pezeshkian e funcionários de alto escalão do governo e militares estavam presentes no evento. De acordo com a Mehr, a parada militar apresentou o drone Shahed-136B, desenvolvido pela Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária Islâmica.
Em comparação com um modelo anterior (o Shahed-136), a nova aeronave "kamikaze" tem novos recursos, incluindo um alcance operacional de mais de 4.000 quilômetros. De acordo com a Press TV, o Shahed-136 é movido por um motor a pistão, o que lhe permite atingir uma velocidade de até 200 quilômetros por hora, e pode transportar uma bomba de até 50 quilos.
Uma nova geração de mísseis
O míssil balístico Jihad, que tem um alcance de 1.000 quilômetros, é alimentado por combustível líquido e tem uma ogiva de alto explosivo destacável, foi mostrado ao público pela primeira vez no desfile. Essa nova geração de mísseis de longo alcance também foi projetada e produzida pela Revolutionary Guards Aerospace Force (Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária).
Outros mísseis vistos no evento incluíram o novo míssil balístico hipersônico Fattah. A Agência Mehr afirma que, com o desenvolvimento desse míssil de médio alcance, o Irã entrou para a lista de países com tecnologia hipersônica. Em setembro de 2020, a Índia se tornou o quarto país a pesquisar e testar armas hipersônicas, atrás de China, Rússia e EUA.
Anteriormente, a IRNA informou que o míssil Fattah tem um alcance de até 1.400 quilômetros e pode voar a 15.000 quilômetros por hora. Um total de 23 mísseis foram exibidos no desfile de sábado, incluindo os mísseis balísticos de médio alcance de combustível sólido Kheibar Shekan e Sejjil, o míssil balístico de médio alcance de combustível líquido Emad, o míssil balístico de médio alcance Khorramshahr e o míssil balístico Haj Qasem.