O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um discurso na quinta-feira durante uma cúpula do Conselho Israelense-Americano 2024.
O evento, dedicado ao combate ao antissemitismo, contou com Trump falando por mais de 40 minutos sobre as ações de sua administração em prol dos judeus norte-americanos e lamentando a falta de apoio à sua candidatura por parte da comunidade judaica nos EUA.
Em sua fala, Trump destacou que o apoio dos judeus ao Partido Democrata superou o apoio ao Partido Republicano, o que, segundo ele, poderia prejudicar suas chances de retornar à presidência.
Ele também afirmou que, se Kamala Harris vencer, "Israel poderá desaparecer". Trump declarou: "Se eu não ganhar essa eleição, e o povo judeu realmente terá muito a ver com a derrota, pois, se tenho 40%, isso significa que 60% estão votando em Kamala (...) Israel, na minha opinião, deixará de existir dentro de dois anos."
- A pesquisa eleitoral do Pew Research Center, divulgada em 5 de setembro, mostrou que 65% dos eleitores judeus apoiam Kamala, enquanto apenas 34% preferem Trump como presidente.