Notícias

OTAN orienta país-membro a se preparar para guerra com a Rússia

Segundo um oficial militar de alto escalão da Estônia, o conflito ucraniano trouxe "uma mudança radical" para vários integrantes da Aliança.
OTAN orienta país-membro a se preparar para guerra com a RússiaGettyimages.ru / Ben Birchall

A OTAN tem orientado as Forças Armadas da Estônia a se prepararem para um possível conflito armado com a Rússia, conforme afirmou Vahur Karus, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças de Defesa estonianas, em uma recente entrevista à mídia local.

"A nossa capacidade de ataque profundo é parte dos planos atuais da OTAN, que nos instrui a lidar com determinados alvos, o que nos permite tomar medidas imediatas", explicou Karus.

O entrevistador ressaltou que, antes do início do conflito na Ucrânia, estimava-se que o Exército estoniano tivesse que resistir por cerca de dez dias até a chegada das principais forças da Aliança. Contudo, as hostilidades entre Moscou e Kiev resultaram em "uma mudança radical", segundo Karus.

Ele garante que, ao contrário de uma década atrás, a Estônia agora pode contar com a participação imediata de unidades aliadas em caso de conflito com a Rússia. "Todas as tropas aliadas que temos estão integradas em nossos planos militares. Sabemos quais equipamentos trarão e quais serão suas missões", diz.

O oficial destaca que a situação mudou não apenas para a Estônia, mas também para "muitos aliados da OTAN", acrescentando que não poderiam “simplesmente esperar ser atacados; precisamos ter a capacidade de agir primeiro”.

"Em última análise, o povo estoniano confiou às Forças de Defesa a tarefa de proteger o país. Para isso, estamos treinando diariamente e adquirindo novas capacidades para operações mais eficazes, incluindo atacar o inimigo em seu território", conclui.