O exército russo receberá em 2024 dez vezes mais drones do que no ano passado, declarou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na quinta-feira, durante uma reunião da Comissão de Indústria Militar.
Putin destacou que em 2023 cerca de 140 mil veículos aéreos não tripulados foram entregues às Forças Armadas russas, e agora o plano é aumentar esse número de forma expressiva. "Neste ano, a produção de drones deve crescer várias vezes, ou mais precisamente, quase 10 vezes", disse o presidente russo.
Putin ressaltou que o principal objetivo é "atender completamente às necessidades das Forças Armadas", acrescentando que, além de ampliar a produção, é necessário melhorar as características técnicas e táticas dos drones, modernizando-os continuamente com base na experiência adquirida no campo de batalha.
Putin também mencionou que a Rússia pretende incorporar tecnologias de inteligência artificial e desenvolver sistemas de defesa rádio-eletrônicos e armas contra drones, com o objetivo de preservar mais vidas.
Na quinta-feira, o presidente visitou o Centro de Tecnologia Especial (STC), em São Petersburgo, que é especializado na fabricação de drones, sistemas de guerra eletrônica e comunicações.