"Um tipo totalmente novo de ataque terrorista", diz Moscou sobre explosões no Líbano

A porta-voz da chancelaria russa afirmou que os ataques no Líbano são "sem precedentes" na história da comunidade internacional e alertou para o perigo de uma escalada.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, descreveu nesta sexta-feira as explosões coordenadas no Líbano como um novo tipo de ataque terrorista, destacando a gravidade da situação no país.

Ela expressou preocupação com os "ataques terroristas cibernéticos sem precedentes" que resultaram em várias mortes, incluindo de crianças, e ferimentos em milhares. Segundo Zakharova, essa ocorrência representa um marco na história dos ataques terroristas, combinando uma larga escala com o uso de tecnologias modernas.

"Consequências devastadoras"

Além de manifestar solidariedade ao povo libanês e condolências às vítimas, ela ressaltou a importância de investigar as circunstâncias do ocorrido e condenou os "atos de agressão e terrorismo que causaram morte de civis e destruição de infraestrutura", alertando para o aumento das tensões na região.

A porta-voz advertiu que uma operação militar em larga escala por Israel no Líbano poderia ter "consequências devastadoras para a segurança de toda a região".

"Pedimos que as partes envolvidas ajam com moderação e cessem as hostilidades", apelou, afirmando que Moscou está disposta a "trabalhar em estreita colaboração com os parceiros para reduzir as tensões e estabilizar a situação" na região, disse.