Notícias

Alemanha prepara nova ajuda militar à Ucrânia

A Ucrânia "sem um apoio material significativamente maior pode ser derrotada", destaca o Ministério das Finanças alemão, defendendo a urgência do repasse de 397 milhões de euros em ajuda militar.
Alemanha prepara nova ajuda militar à UcrâniaGettyimages.ru / Pool

A Alemanha planeja aprovar quase 400 milhões de euros (aproximadamente 2,5 bilhões de reais) em ajuda militar à Ucrânia, informou a Reuters na quinta-feira, com base em um informe do governo alemão.

"Considerando o agravamento contínuo da situação militar na Ucrânia, existe um risco significativo de que, sem um aumento substancial de apoio material, a Ucrânia possa ser derrotada em sua defesa", diz a carta, destacando "a necessidade inesperada de aproximadamente 397 milhões de euros (cerca de 2,5 bilhões de reais)", que só se tornou evidente nas últimas semanas, conforme reportado pela mídia.

Segundo a Reuters, o documento foi apresentado pelo Ministério das Finanças da Alemanha a pedido do Ministério da Defesa, confirmando que "o valor está de acordo com os requisitos constitucionais e orçamentários para uma necessidade não prevista". O Ministério das Finanças também ressaltou a urgência de aprovar o pedido para garantir que a ajuda seja enviada até o final de 2024.

Papel da Alemanha

Apesar de sua relutância inicial em fornecer ajuda militar à Ucrânia, Berlim se tornou um dos principais apoiadores de Kiev no conflito, ficando atrás apenas dos EUA, segundo a mídia alemã. O país fornece aos militares ucranianos uma variedade de equipamentos, incluindo os tanques de batalha Leopard 1 e 2, bem como veículos de combate de infantaria Marder.

No início de setembro, o chanceler alemão, Olaf Scholz, pediu pelo fim rápido do conflito e sublinhou a necessidade de incluir a Rússia nas futuras negociações de paz.