IA requer governança global, alerta ONU
Atualmente, observa-se uma "falta de governança global em relação à IA", alertou o Órgão Consultivo de Alto Nível sobre Inteligência Artificial, criado pela ONU para coletar informações e oferecer recomendações sobre o uso e a regulamentação dessa tecnologia.
Segundo o órgão, a governança global da IA deve ser aplicada "não apenas para enfrentar os desafios e riscos, mas também para garantir que o potencial da IA seja explorado de maneira justa".
A ONU ressaltou que "muitos países enfrentam limitações fiscais e possuem poucos recursos, o que prejudica sua capacidade de utilizar a IA de forma adequada e eficiente". Além disso, o órgão destacou que o funcionamento da IA ainda é complexo e difícil de compreender totalmente, o que torna seu controle e a previsão de sua evolução mais desafiadores.
"A gestão da Inteligência Artificial é essencial" e não deve ser deixada apenas para o "mercado", enfatizou o órgão especial da ONU em um comunicado.
O Órgão Consultivo de Alto Nível sobre Inteligência Artificial, criado em 2023, apresentou um total de sete recomendações, destacando a possível necessidade de criar uma agência internacional de IA com poderes para monitorar, relatar, verificar e aplicar suas decisões.