Notícias

Putin: O avião Il-76 com prisioneiros ucranianos foi derrubado por um sistema Patriot dos Estados Unidos

A Rússia "solicita e insiste" que uma "investigação internacional" seja realizada, disse o presidente do país.
Putin: O avião Il-76 com prisioneiros ucranianos foi derrubado por um sistema Patriot dos Estados UnidosLegion-media.ru / Imago_v1

Uma investigação determinou que o avião militar russo Il-76 que caiu semana passada na província de Belgorod foi abatido por um sistema Patriot dos EUA, disse o presidente russo, Vladimir Putin, na quarta-feira.

Na semana passada, as Forças Armadas da Ucrânia abateram com um míssil um avião militar russo que transportava 65 prisioneiros de guerra ucranianos que iriam ser trocados. Atingido pelo míssil, o Il-76 caiu na província russa de Belgorod, sem nenhum sobrevivente entre os militares, a tripulação e os acompanhantes.

O líder russo lembrou que Moscou "insiste" na realização de uma "investigação internacional", embora, segundo ele, "não haja organizações internacionais" interessadas em fazer isso. "Pedimos a eles que enviem especialistas internacionais e realizem uma investigação", reiterou.

Embora a mídia ucraniana tenha inicialmente comemorado a destruição de um alvo militar russo, as autoridades de Kiev reconheceram posteriormente a morte dos prisioneiros, que deviam ser trocados naquele dia.

"O presidente [ucraniano] Zelensky pediu uma investigação internacional. E onde está a investigação internacional agora? Estamos investigando os fatos, mas não estamos fechados para aqueles que querem saber a verdade [...] Onde estão os seus donos [de Zelensky]? Eles reagiram de alguma forma ao seu pedido? Sabe por quê? Porque eles não gostam nem um pouco de investigações internacionais", declarou Lavrov durante uma mesa redonda com embaixadores.