O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta quarta-feira um decreto aceitando a proposta do Ministério das Relações Exteriores da Rússia de assinar um acordo de parceria estratégica com o Irã.
O documento ordena "aceitar a proposta do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, acordada com os órgãos e organizações estatais federais interessados, para assinar o Tratado de Parceria Estratégica Abrangente entre a Federação Russa e a República Islâmica do Irã".
Além disso, o decreto afirma que seria aconselhável assinar o tratado "no mais alto nível".
Em janeiro deste ano, os então ministros da defesa da Rússia e do Irã, Sergey Shoigu e Mohammad Reza Ashtiani, respectivamente, discutiram a cooperação militar e a segurança regional entre os dois países. Durante a conversa telefônica, as partes destacaram seu compromisso com os princípios fundamentais das relações russo-iranianas, incluindo o respeito incondicional pela soberania e integridade territorial de cada um, comprometendo-se a confirmar esses princípios no próximo grande tratado interestatal entre a Rússia e o Irã.
Vale lembrar que Shoigu, que agora atua como secretário do Conselho de Segurança da Rússia, chegou na terça-feira em uma visita não anunciada ao Irã, onde se reuniu com o presidente Masoud Pezeshkian e o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Ali Akbar Ahmadian. Pezeshkian declarou que as relações entre os dois países ajudam a reduzir "a eficácia das sanções e medidas injustas" impostas contra ambos os países. "As relações entre Teerã e Moscou se desenvolverão de forma permanente, contínua e duradoura", acrescentou.