Putin oferece ajuda ao Brasil no combate aos incêndios florestais em telefonema com Lula

Os líderes abordaram a cooperação Brasil-Rússia, a resposta aos incêndios no Brasil e a proposta de paz para a Ucrânia, além de se prepararem para a cúpula do BRICS.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu na quarta-feira uma ligação do seu homólogo russo, Vladimir Putin, conforme divulgado pelo governo brasileiro em comunicado.

Os líderes abordaram temas urgentes da parceria estratégica entre Brasil e Rússia e reafirmaram o interesse em fortalecer o diálogo político e a cooperação em diversas áreas, segundo informações do Kremlin.

Incêndios no Brasil

De acordo com o Planalto, Putin expressou solidariedade ao Brasil no combate aos incêndios que têm assolado o país, oferecendo ajuda, se necessário. No início desta semana, o Brasil registrou mais de 2 mil focos de incêndio, sendo a maioria na região amazônica.

Proposta de paz para o conflito ucraniano

Os dois presidentes também discutiram o plano sino-brasileiro para pôr fim ao conflito na Ucrânia. Segundo o Kremlin, Putin detalhou a posição da Rússia em relação à proposta, enquanto Lula reiterou o compromisso do Brasil em buscar uma solução pacífica.

O plano, apresentado por Brasil e China em maio de 2024, prevê uma conferência internacional de paz e inclui três princípios principais: não ampliar as hostilidades, evitar a intensificação dos combates e prevenir provocações. Na semana passada, o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, rejeitou a proposta, chamando-a de "destrutiva".

Assuntos globais

Os presidentes também discutiram a próxima cúpula do BRICS, que ocorrerá em outubro na cidade de Kazan, na Rússia. Ambos reafirmaram o compromisso de seguir colaborando nas principais áreas de cooperação do grupo, incluindo o setor financeiro. Além disso, falaram sobre o alinhamento de posições no G20, presidido pelo Brasil este ano, e em outras plataformas internacionais.