Notícias

OTAN pretende estabelecer centro de operações no Ártico

O local da criação do centro ainda não foi revelado. No entanto, a Força Aérea dos EUA já está testando os drones MQ-p Reaper e Global Hawk dentro do círculo polar.
OTAN pretende estabelecer centro de operações no ÁrticoGettyimages.ru / Olga kaya

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) está considerando a criação de um centro conjunto de controle de operações aéreas no Ártico, informou na terça-feira a Defense One, com base em declarações do general James Hecker, comandante da Força Aérea dos EUA na Europa e na África.

"Estamos explorando a possibilidade de aproveitar a colaboração entre os países árticos e sua experiência para este projeto. Com isso, pretendemos estabelecer um terceiro centro de operações aéreas conjuntas em breve", afirmou Hecker durante uma conferência da Associação das Forças Aéreas e Espaciais.

O general Hecker mencionou que o general Christopher Cavoli, Comandante-em-Chefe das Forças Conjuntas da OTAN na Europa, já apoiou a proposta. Contudo, a ideia ainda precisa ser aprovada pela liderança da Aliança Atlântica.

Além disso, Hecker revelou que as Forças Aéreas dos EUA iniciaram testes com drones MQ-9 Reaper e Global Hawk no Ártico, visando melhorar a consciência situacional. Ele também destacou os desafios impostos pelas condições extremas da região, que afetam o desempenho dos sistemas não tripulados, principalmente devido à dependência de painéis solares.