Enchentes na Europa provocam mortes e destruição

As enchentes afetaram a Áustria, República Tcheca, Polônia e Romênia, com mortes e grandes danos, e podem impactar a Eslováquia e a Hungria até o fim de semana.

Voluntários e equipes de socorro trabalharam durante a noite para fortificar a cidade polonesa de Wroclaw contra a aproximação das águas das enchentes, segundo noticiou a Reuters nesta quarta-feira.

Enquanto isso, a Hungria abriu uma represa, já que foi anunciado que um "período crucial" estava se aproximando.

As enchentes inundaram partes da Áustria, da República Tcheca, da Polônia e da Romênia, uma vez que um sistema de baixa pressão que atravessa a região desencadeou chuvas recordes durante dias, e espera-se que afete a Eslováquia e a Hungria no final da semana. 

As inundações mataram sete pessoas na Romênia, seis pessoas foram mortas na Polônia, cinco na Áustria e três na República Tcheca. Dezenas de milhares de residências tchecas e polonesas ficaram sem energia elétrica ou água potável.

As áreas na fronteira entre a Polônia e a República Tcheca estavam entre as mais atingidas desde o fim de semana passada, quando os rios cheios devastaram as cidades históricas, derrubaram pontes e destruíram casas.