Notícias

"Tanques russos são os mais resistentes do mundo", diz jornalista irlandês

O tanque T90M passou por melhorias significativas nos últimos anos.
"Tanques russos são os mais resistentes do mundo", diz jornalista irlandêsLegion-media.ru / Maria Avdeeva

"O T90M da Rússia é atualmente o tanque de combate moderno mais resistente em combate do planeta", observou o jornalista e empresário irlandês Chay Bowes em seu perfil na rede X.

"Seu modelo tem evoluído em condições de combate moderno em tempo real nos últimos dois anos, e suas tripulações têm ganhado uma experiência inestimável e incomparável no campo de batalha contra adversários semelhantes", acrescentou ele.

A evolução do T90M

  • A produção em massa do modelo predecessor, o T90, começou em 1992 pela fábrica "Uralvagonzavod". Na década de 2000, o T90 já era o tanque com maior sucesso comercial do mundo, conforme informou a empresa estatal russa "Rostec".
  • Os trabalhos de modernização do T90 receberam o nome "Avanço". O tanque recebeu novas tecnologias de proteção e ataque e, renomeado como T90M, foi apresentado pela primeira vez no Fórum Militar Russo "ARMY 2018".
  • Em 2023, o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, declarou à mídia russa que o T90M é "o melhor tanque do mundo", afirmando que o tanque "é certamente superior ao Leopard, ao Challenger e ao Abrams, inclusive em seus dados táticos e técnicos, até mesmo em características como o peso".