Notícias

Embaixador iraniano é ferido em série de explosões de "pagers" no Líbano

Além do embaixador iraniano, membros do Hezbollah e profissionais de saúde ficaram feridos nas explosões dos pagers. As acusações são de que Israel esteja por trás dos ataques.
Embaixador iraniano é ferido em série de explosões de "pagers" no LíbanoLegion-media.ru / Marwan Naamani

O embaixador do Irã no Líbano, Mojtaba Amani, foi ferido na terça-feira em uma explosão de dispositivos eletrônicos conhecidos como "pagers", conforme relata a agência de notícias Mehr. Além dele, centenas de membros do movimento xiita Hezbollah também ficaram gravemente feridos em uma série de incidentes semelhantes.

Um oficial do Hezbollah, que preferiu não se identificar, declarou à Reuters que a detonação dos pagers representa a "maior violação de segurança" sofrida pelo grupo em quase um ano de conflito com Israel. Entre os feridos estão combatentes e médicos.

O que diz o Ministério da Saúde?

O Ministério da Saúde do Líbano emitiu um alerta pedindo que todos os cidadãos se desfizessem de seus pagers imediatamente e que se dirigissem aos hospitais para doar sangue.

Ainda foi solicitado que os centros médicos se preparassem para receber pacientes de emergência e recomendou-se que os trabalhadores da saúde evitassem o uso de dispositivos sem fio.

"Israel está por atrás desse incidente"

Um funcionário do Hezbollah, que pediu anonimato, acusou Israel de ser responsável pela detonação coordenada dos pagers. Segundo ele, as explosões foram parte de uma "operação de segurança" direcionada aos dispositivos.

"O inimigo [Israel] está por trás desse incidente", afirmou o funcionário, sem fornecer mais detalhes.