Notícias

Impeachment de Macron: Procedimento é aprovado na mesa da Assembleia

A resolução, apoiada pela Nova Frente Popular, segue para o Senado, onde são necessárias 232 aprovações, e depois uma sessão conjunta das duas câmaras.
Impeachment de Macron: Procedimento é aprovado na mesa da AssembleiaGettyimages.ru / Christian Liewig-Corbis

A mesa diretora da Assembleia Nacional, a câmara baixa do Parlamento francês, aprovou um projeto de resolução para iniciar o processo de impeachment contra o atual presidente do país, Emmanuel Macron, apurou nesta terça-feira o jornal local Le Parisien.

"A Mesa da Assembleia Nacional aprovou o procedimento para remover Emmanuel Macron do poder", lê-se na publicação. Observa-se também que este é apenas o primeiro passo em uma longa série de decisões "difíceis de serem tomadas". 

A resolução foi apoiada por 81 parlamentares do bloco da Nova Frente Popular, incluindo 72 representantes do partido La France Insoumise (LFI), de esquerda.

A iniciativa foi apresentada após Macron ter se recusado a nomear a candidata da LFI como primeira-ministra, excluído assim os representantes da esquerda do novo governo, apesar do sucesso da coalizão nas eleições parlamentares.

O documento foi preparado de acordo com o Artigo 68 da constituição francesa, que permite que o presidente seja removido do cargo se violar seus deveres.

As duas últimas etapas também devem ocorrer na câmara alta do Parlamento, o Senado, onde a esquerda não tem maioria. Mas se for aprovada pelo Senado (232 votos), as duas câmaras se reunirão em uma sessão conjunta e a resolução terá que ser apoiada por 617 dos 925 parlamentares de ambas as casas. Nesse caso, o presidente seria deposto imediatamente.