Irã: "Eles querem que não tenhamos foguetes para que possam nos bombardear quando quiserem"

O presidente iraniano reiterou que Teerã não busca confronto com nenhum país do mundo e não tem intenção de criar armas nucleares.

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, declarou em uma coletiva de imprensa que Teerã precisa de poder defensivo para manter o país e seu povo seguros, pois sem ele sua nação seria bombardeada a qualquer momento, como é o caso da Faixa de Gaza, informa a agência de notícias Mehr.

"Eles querem que não tenhamos foguetes para que possam nos bombardear quando quiserem, como em Gaza. Precisamos ter poder contra o poder. Precisamos de poder de defesa para manter nosso povo seguro", afirmou Pezeshkian, enfatizando que o Irã nunca iniciou nenhuma guerra e que são os países ocidentais que ameaçam Teerã, e não o contrário.

Ao mesmo tempo, o presidente afirmou que o Irã "não busca armas nucleares" ou o belicismo. "Se os Estados Unidos respeitarem nossos direitos, não teremos problemas com os Estados Unidos ou com qualquer outro país. Não devemos ser ameaçados ou humilhados", comentou.

Mais cedo, o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, abriu a porta para a continuação das negociações com os Estados Unidos sobre o rápido progresso do programa nuclear de seu país.

"Não vamos depositar nossas esperanças no inimigo, nem esperar que ele aprove nossos planos. Isso não nos impede de nos envolvermos com eles quando necessário", disse Khamenei em um vídeo transmitido pela televisão estatal.