Canadá enviará à Ucrânia pistolas da Segunda Guerra

Após cancelar o plano de descarte, o governo canadense enviará 10.500 pistolas da Segunda Guerra Mundial à Ucrânia, além de outras doações como metralhadoras e propulsores de mísseis antigos ou obsoletos.

Pistolas da Segunda Guerra Mundial, originalmente programadas para serem descartadas pelo Exército Canadense, serão enviadas à Ucrânia, conforme noticiado pela imprensa canadense.

Inicialmente, em abril, foi informado que cerca de 11.000 pistolas Browning Hi-Power de calibre 9 mm, ainda em estoque nas Forças Armadas Canadenses, seriam destruídas até o final deste ano.

No entanto, Andrée-Anne Poulin, porta-voz do Departamento de Defesa do Canadá, anunciou que cerca de 10.500 dessas armas serão enviadas à Ucrânia a partir de dezembro.

Pistolas confiáveis?

A aposentadoria das pistolas Browning Hi-Power ocorreu após essas serem substituídas por pistolas mais modernas, como as Sig Sauer P320 de 9 mm. A falta de peças e preocupações sobre o desempenho das Browning também influenciaram a decisão de substituí-las, segundo a mídia canadense.

As pistolas Browning Hi-Power foram originalmente fabricadas em Toronto durante a Segunda Guerra Mundial para as nações aliadas. Desde então, mais de um milhão de unidades foram produzidas e utilizadas por forças militares e policiais em todo o mundo.

Doações de excedentes a Kiev

Além das pistolas, o ministro da Defesa canadense, Bill Blair, anunciou planos de enviar 970 metralhadoras C6, mais de 80.000 propulsores de mísseis CRV7 e chassis de veículos blindados desativados para a Ucrânia. Já Poulin também explicou que as metralhadoras são de um estoque antigo, sendo reutilizadas para treinamento ou declaradas como excedentes e, por isso, estão disponíveis para doação.