Lavrov compara sanções contra a RT com as obras de George Orwell
Washington superou as ideias do escritor inglês George Orwell, autor do romance distópico "1984", sobre um regime totalitário, afirmou nesta segunda-feira o chanceler russo, Sergey Lavrov, comentando as recentes sanções contra as mídias russas, inclusive a RT, impostas pelos Estados Unidos.
Durante uma coletiva de imprensa conjunta com o chanceler do Egito, Lavrov destacou que George Orwell "tinha uma imaginação muito rica e uma previsão histórica", mas não conseguiria sequer imaginar como seria um regime tão totalitário.
Segundo o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Orwell descreveu "alguns de seus contornos", mas não conseguiu "penetrar nas profundezas do totalitarismo que vemos agora dentro da chamada ordem baseada em regras". Ele ainda acrescentou que as ideias de Orwell foram superadas pelos atuais líderes em Washington, que simplesmente "reprimem" qualquer pensamento divergente.
Além disso, Lavrov opinou que os Estados Unidos, juntamente com seus aliados, "estão fazendo todo o possível e impossível" para interromper o processo de "formação de uma ordem mundial multipolar, justa e democrática".
Os EUA impuseram, na sexta-feira passada, sanções contra o grupo de mídia Rossiya Segodnya, Eurasia, juntamente com seu fundador Nelli Parutenko, RT e o apresentador russo Dmitri Kiselev. De acordo com a licença do Departamento do Tesouro dos EUA, todas as transações financeiras com o grupo de mídia Rossiya Segonya e a TV-Novosti serão concluídas até 13 de novembro.