Notícias

"Promessa de campanha", diz Zelensky sobre plano de Trump para conflito

O líder do regime ucraniano expressa dúvidas sobre as promessas de Trump, e afirma não conhecer detalhes do plano de paz.
"Promessa de campanha", diz Zelensky sobre plano de Trump para conflitoGettyimages.ru / Leon Neal

Durante uma entrevista  à CNN no domingo, o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, expressou dúvidas sobre a viabilidade do plano do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que promete encerrar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

"Minha opinião é que, durante períodos eleitorais, as promessas são muitas vezes apenas retóricas. Às vezes, elas não são muito realistas", disse ao comentar a proposta de Trump de acabar com a guerra, mesmo antes de assumir o cargo, caso seja eleito.

Zelensky acrescentou que, há dois meses, teve uma conversa telefônica com Trump, da qual ficou com a impressão de que o ex-presidente apoiava a Ucrânia. "Tive uma ligação com Donald Trump, e ele disse que me apoia muito. Tivemos uma boa conversa", afirmou.

O líder do regime ucraniano ainda comentou sobre a possibilidade de desenvolver um plano em conjunto com os EUA, mencionando que, caso tivesse um, ele conversaria primeiro com o atual presidente, Joe Biden, e depois compartilharia as informações com ambos os candidatos, ressaltando que também apresentaria o plano ao Congresso dos EUA, já que "depende muito das decisões do Congresso".

Plano de Trump

  • Trump tem reiterado que, se voltar à presidência dos EUA, firmará um acordo de paz entre Moscou e Kiev "em 24 horas";
  • Na semana passada, J.D. Vance, candidato à vice-presidência na chapa de Trump, revelou que o plano envolvia a criação de uma zona desmilitarizada reforçada e garantias de que Kiev não se juntaria à OTAN;
  • Por outro lado, Zelensky, ao falar com o repórter da CNN, disse que não compreendia o plano, pois "não conhecia seus detalhes".