
Netanyahu faz alerta aos Houthis após ataque com míssil

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, emitiu uma advertência aos Houthis após o ataque de mísseis lançados desde o Iêmen neste domingo.
"Os houthis já devem saber que cobramos um preço alto por qualquer tentativa de nos prejudicar", disse Netanyahu, citado pelo The Times of Israel. "Aqueles que precisam de um lembrete podem visitar o porto de Hodeida", acrescentou em referência ao ataque israelense à cidade iemenita de Hodeida, que causou um grande incêndio em um depósito de combustível em uma área portuária.
"Qualquer pessoa que nos atacar não escapará do nosso alcance", enfatizou Netanyahu, acrescentando que "o Hamas já está aprendendo isso". Entre outras coisas, o primeiro-ministro pediu aos israelenses que se unam, dizendo que a vitória virá "como uma nação unida que enfrentou nossos inimigos para garantir nosso futuro".

Um míssil superfície-superfície (SSM) lançado na manhã deste domingo do Iêmen disparou sirenes de ataque aéreo na região central de Israel, onde aterrissou em uma área despovoada sem causar ferimentos, informaram as Forças de Defesa do país judeu. O míssil provavelmente se fragmentou no ar, comunicou a entidade, acrescentando que os sistemas de defesa aérea Arrow e Iron Dome fizeram várias tentativas de interceptação. Os resultados dessas tentativas "estão sendo analisados".
Enquanto isso, um porta-voz dos Houthis do Iêmen, Yahya Sarea, disse em um comunicado que suas forças lançaram um míssil hipersônico em um "alvo militar importante na Jaffa ocupada". Outro porta-voz Houthi, Nasruddin Amer, disse que o "novo míssil hipersônico" que "os sistemas de defesa inimigos não conseguiram interceptar" percorreu uma distância de 2.040 quilômetros em 11,5 minutos.
