Na sexta-feira, por ocasião do 75º aniversário da fundação da República Popular da China, Xi Jinping, presidente do país, assinou um decreto presidencial condecorando medalhas nacionais e títulos nacionais a 15 pessoas diferentes.
Nesse contexto, Dilma Rouseff, ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (o Banco do BRICS), foi condecorada com a Medalha da Amizade. Trata-se da maior honraria concedida a cidadãos estrangeiros.
"Depois de ter sido nomeada presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma tem feito contribuições significativas para promover o intercâmbio e a cooperação entre a China, o Brasil e outros países do BRICS", explicou Jiang Shixue, professor do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Xangai, à midia chinesa.
Além de Dilma, medalhas foram concedidas para Wang Yongzhi, pioneiro do programa espacial tripulado da China, "Wang Zhenyi, cientista médico conhecido pelos avanços no tratamento da leucemia; Li Zhensheng, especialista em criação de trigo; e Huang Zongde, veterano de guerra", relata a agência Xinhua.