Notícias

Brasil e Bolívia assinam acordo sobre a produção de biocombustíveis e fertilizantes

O memorando foi assinado no âmbito da visita da chanceler boliviana, Celinda Sosa Luna, ao Brasil.
Brasil e Bolívia assinam acordo sobre a produção de biocombustíveis e fertilizantesPlanalto

Os Governos do Brasil e da Bolívia assinaram, nesta terça-feira, um memorando de entendimento para a cooperação de produção de biocombustíveis e fertilizantes, além disso, iniciaram negociações para novos projetos de integração de energia.

O acordo prevê a realização de estudos para a construção de fábricas de fertilizantes nitrogenados; ações de mapeamento geológico e pesquisa mineral, além de medidas para ampliar e facilitar o comércio de fertilizantes e insumos entre os dois países.

Segundo uma nota, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a implementação do memorando será conduzida por um grupo de trabalho conjunto, composto por representantes das áreas técnicas, que terá a responsabilidade de elaborar um plano estratégico de cooperação, em conformidade com as leis brasileiras e bolivianas.

O memorando foi assinado no âmbito da visita da chanceler boliviana, Celinda Sosa Luna, ao Brasil, acompanhada pelos ministros de Hidrocarbonetos, Franklin Molina, e de Desenvolvimento Rural e Terras, Remmy Gonzáles. Do lado brasileiro, assinaram os ministros Geraldo Alckmin, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária (MAPA), e Alexandre Silveira, de Minas e Energia (MME).

"Celebramos um importante memorando de entendimentos sobre fertilizantes com a Bolívia, o mais novo membro do Mercosul. Vamos reduzir nossa dependência externa de insumos essenciais para o nosso campo e fortalecer nossas cadeias regionais, fazendo nosso agronegócio ganhar ainda mais competitividade", afirmou o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Além disso, foi assinado um acordo, no qual os dois países reconhecem as carteiras de motorista um do outro. A medida visa a permitir que os motoristas habilitados possam conduzir no território vizinho e agilizar o trânsito rodoviário. A autorização para dirigir portando o documento de seu país de origem terá validade de 180 dias contados a partir da data de entrada no território vizinho.