Embaixador chinês adverte EUA: "Não se metam com a China"

O embaixador da China nos EUA, Xie Feng, alertou Washington sobre quatro "linhas vermelhas" nas relações bilaterais, destacando Taiwan como crucial e criticando a ideia de dissociação como um erro estratégico.

O embaixador da China nos Estados Unidos, Xie Feng, alertou Washington para que não interferisse em assuntos internos da China e apontou as "linhas vermelhas", conforme noticiou o South China Morning Post nesta sexta-feira.

As declarações foram feitas durante a celebração do 45º aniversário da normalização das relações entre os dois países.

De acordo com o jornal, Xie Feng destacou quatro "linhas vermelhas" nas relações entre EUA e China: Taiwan, democracia, direitos humanos e a liberdade de desenvolvimento da China.

"A ideia de 'antagonismo' é ilusória; tratar um ao outro como novos inimigos da Guerra Fria seria o maior erro estratégico do século XXI", afirmou o diplomata, acrescentando que um conflito entre China e EUA seria insuportável para ambos os países e para o mundo.

Durante seu discurso, o embaixador também observou que "a China não repetirá o padrão histórico de grandes potências buscando dominação".

Além disso, destacou que a "linha vermelha" da questão de Taiwan é a mais crucial nas relações entre China e EUA e não deve ser ultrapassada.

"O sistema político e o caminho de desenvolvimento da China não estão em negociação", ressaltou o diplomata.