Notícias

Biden diz já ter decidido como responderá aos ataques contra tropas americanas na Jordânia

Presidente dos EUA reiterou considerar o Irã responsável pelo ataque realizado contra um posto norte-americano.
Biden diz já ter decidido como responderá aos ataques contra tropas americanas na JordâniaAP / Andrew Harnik

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse nesta terça-feira (30/1) já ter tomado uma decisão sobre como responder ao ataque de drones a um posto avançado dos EUA na Jordânia, que matou três militares e feriu mais de 30 outros no fim de semana.

Ele não forneceu detalhes sobre o tipo de resposta e confirmou que considera o Irã responsável pelo fornecimento de armas aos autores do ataque. Ao mesmo tempo, em declarações a jornalistas, ele afirmou que Washington não quer que as hostilidades se espalhem no Oriente Médio.

  • O ataque à Torre 22, um pequeno posto avançado no noroeste da Jordânia, próximo à fronteira com a Síria, foi confirmado no domingo pelo Comando Central dos EUA.
  • Os soldados atacados faziam parte de uma missão de consultoria e assistência de Washington em Amã.
  • O presidente Biden acusou "grupos militantes radicais apoiados pelo Irã que operam na Síria e no Iraque" de realizarem o ataque.
  • A nação persa, no entanto, negou as acusações dos norte-americanos sobre seu apoio a esses grupos, declarando que "tais alegações são feitas com propósitos políticos específicos para reverter as realidades na região", ameaçando "a paz e a estabilidade regional e internacional".