Sob a presidência russa, o BRICS busca integrar os novos membros de forma rápida e eficiente, afirmou o presidente Vladimir Putin nesta quinta-feira.
"Nosso objetivo principal durante nossa presidência é facilitar uma integração mais ágil e natural dos novos países em todos os mecanismos do BRICS", disse Putin em uma reunião com representantes de segurança dos países membros, realizada em Moscou.
Putin destacou ainda que o interesse de muitos países no BRICS tem aumentado, com 34 nações já manifestando o desejo de se envolver de alguma maneira nas atividades do grupo.
"A partir disso, iniciamos discussões com todos os membros do BRICS sobre a criação de uma nova categoria, a de Estados Parceiros, que será formalizada em Kazan", explicou o presidente, mencionando também que a Rússia abriu novas áreas de cooperação, como reuniões dos ministros dos Transportes, dos chefes de Serviços Geológicos, e o Fórum de Medicina Nuclear do BRICS.
Segurança
Putin frisou que a Rússia está dando grande importância às discussões sobre segurança, com foco em combater ameaças como terrorismo, extremismo, tráfico de armas e drogas, crime organizado e imigração ilegal.
Entre os avanços obtidos pelos países do BRICS, ele citou a criação de um registro eletrônico especial para o compartilhamento de dados sobre ataques e incidentes cibernéticos, além de destacar a intensificação da cooperação no combate ao tráfico de drogas.