SpaceX faz história com a primeira caminhada espacial privada
Dois membros da missão Polaris Dawn, lançada na terça-feira pela SpaceX, estão fazendo a primeira caminhada espacial privada na quinta-feira, dando um passo importante no processo de conquista comercial do espaço.
A caminhada espacial ocorre no terceiro dia da jornada da espaçonave Crew Dragon, com quatro tripulantes a bordo.
Como a espaçonave não possui uma câmara de vácuo, todo o seu interior é exposto ao vácuo do espaço durante a atividade extraveicular a cerca de 700 km acima da superfície da Terra. Dois membros da tripulação devem passar cerca de 12 minutos do lado de fora, separadamente, para realizar uma série de testes de mobilidade do traje.
Todo o processo, desde a ventilação inicial da cápsula Crew Dragon da missão até sua repressurização, levará cerca de duas horas e deve começar às 7:58 do horário de Brasília.
Todos os membros da tripulação usam trajes e experimentam o vácuo total do espaço aberto, mas apenas dois deles - Jared Isaacman, fundador da empresa Shift4, e Sarah Gillis, engenheira da SpaceX - saem da cápsula para a caminhada.
Enquanto isso, os outros dois membros da equipe - Scott Poteet, o piloto da missão, e Anna Menon, a médica a bordo da espaçonave - devem controlar os cordões de segurança e monitorar as leituras para garantir que todo o processo ocorra sem problemas.
O principal objetivo dessa atividade é testar os novos trajes espaciais desenvolvidos especificamente pela SpaceX para a missão. "O desenvolvimento desse traje e o desempenho da atividade extraveicular serão passos importantes em direção a um design escalável para trajes espaciais em futuras missões de longa duração", diz a mensagem oficial da Polaris Dawn.
- Na quarta-feira, a Space X confirmou que, na noite passada, a espaçonave da missão Polaris Dawn passou a 1.400 quilômetros da superfície da Terra, superando o recorde estabelecido pela nave Gemini XI da NASA, que orbitou a 1.373 quilômetros em 1966.