EUA planejam protestos para favorecer oposição na Geórgia, denuncia Rússia

O Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia revelou que os EUA estariam preparando manifestações em massa para impedir a vitória do partido governista nas eleições legislativas da Geórgia, com o apoio de entidades internacionais.

Os Estados Unidos planejam desencadear protestos em massa na Geórgia para evitar que o partido governista vença as eleições legislativas, e facilitar a ascensão da oposição ao poder, revelou o Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia (SVR) nesta quarta-feira.

De acordo com o órgão, autoridades americanas pretendem contar com o apoio do Escritório para Instituições Democráticas e Direitos Humanos (ODIHR), ligado à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), para interferir nas eleições parlamentares marcadas para 26 de outubro.

"O plano de Washington é óbvio e previsível: fornecer uma justificativa para que a oposição pró-Ocidente da Geórgia organize protestos em massa, visando tomar o poder à força", afirma o comunicado do SVR.

A nota também destaca que a Casa Branca considera inaceitável um cenário em que o partido governista Sonho Georgiano ganhe força e vença as eleições.

Nesse contexto, entre 10 a 20 dias antes da votação, o ODIHR deverá publicar um relatório preliminar, alegando que a Geórgia não oferece condições adequadas para eleições livres e justas, o que poderia desencadear manifestações em massa por parte da oposição georgiana.