Notícias

Presidente do Irã pede uma "união comum" semelhante à UE para os países islâmicos

Massoud Pezeshkian assegurou que está seguindo a política declarada pelo líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, de estabelecer laços cordiais com seus vizinhos.
Presidente do Irã pede uma "união comum" semelhante à UE para os países islâmicosGettyimages.ru / EPA / AHMED JALIL / POOL/Anadolu

O presidente do Irã, Massoud Pezeshkian, em uma reunião com seu homólogo iraquiano, Abdul Latif Rashid, pediu por uma "união comum" entre os países islâmicos, assim como foi feito nos países da União Europeia, segundo um comunicado publicado no página oficial do mandatário, nesta quarta-feira.

Mencionando a longa história das relações entre o Irã e o Iraque, Pezeshkian propôs ainda criar as comissões especializadas entre Teerã e Bagdá para desenvolver laços políticos, econômicos, culturais e sociais entre as duas nações.

O mandatário do Irã chegou ao Aeroporto Internacional de Bagdá, capital do Iraque, nesta quarta-feira, em sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu o cargo, informou a agência de notícias IRNA.

Antes de realizar a viagem, Pezeshkian disse que sua visita ao Iraque está alinhada com o fortalecimento das relações políticas, econômicas e de segurança entre os dois países, assegurando que está seguindo a política declarada pelo líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, de estabelecer laços cordiais com seus vizinhos.