O primeiro ser humano recebeu um implante cerebral da Neuralink, anunciou na segunda-feira o cofundador da empresa e bilionário Elon Musk.
De acordo com o empresário, o processo de colocação do implante ocorreu no domingo e o participante do teste clínico está se recuperando bem. "Os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de pulsos nervosos", escreveu Musk nas suas redes sociais.
A Neuralink obteve aprovação da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, em maio do ano passado para realizar esses testes clínicos em humanos.
Em setembro, a empresa começou a recrutar voluntários para um primeiro teste clínico de seus implantes cerebrais em pessoas com paralisia, para que possam controlar dispositivos externos com o pensamento.
Para o desenvolvimento da tecnologia em questão, a empresa inicialmente realizou experimentos com macacos, que mostraram que o animal, graças ao chip, é capaz de fazer várias coisas, por exemplo, jogar 'Pong', o clássico videogame que imita o tênis de mesa, usando o controle da mente.