O regime de Kiev tentou, no início da quarta-feira, tomar uma das plataformas de perfuração autoelevatórias da Rússia no oeste do Mar Negro, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
De acordo com o ministério, a inteligência ucraniana enviou uma força de assalto anfíbio com 14 embarcações norte-americanas da Willard Sea Force.
Durante a batalha, as forças armadas russas afundaram oito navios e eliminaram até 80 militares das forças de operações especiais da Marinha ucraniana. Além disso, de acordo com a declaração, seis outros navios ucranianos se retiraram sem sequer tentar pegar os soldados feridos que permaneceram na água.
Observa-se ainda que essa tentativa abortada coincide com a visita oficial de "altos representantes dos EUA e de países europeus" a Kiev, em referência ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e ao ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy.
Apesar disso, "a operação midiática do regime de Kiev no Mar Negro se afogou em sangue e custou a vida de muitas dezenas de militares ucranianos”, diz a declaração.