Norte-americanos alegam que imigrantes comem gatos

A Casa Branca rejeitou o que diz ser "teorias de conspiração racistas".

Alegações de que imigrantes haitianos estariam assassinando e comendo gatos de estimação em Ohio geraram polêmica sobre as políticas de imigração do presidente norte-americano, Joe Biden, envolvendo o candidato republicano à vice-presidência dos Estados Unidos, James David Vance.

A origem exata dos boatos não está clara, mas vídeos de reuniões do conselho local publicados no X no último fim de semana mostram residentes de Springfield, Ohio, reclamando de lixo, violência e tráfico de drogas entre os cerca de 20 mil migrantes haitianos da cidade. Entre esses relatos, havia várias histórias de animais domésticos e animais selvagens, como patos e gansos, sendo roubados e mortos.

O senador de Ohio e o candidato republicano à vice-presidência, James David Vance, afirmou em uma publicação no X, na segunda-feira, que seu Gabinete havia recebido relatos de que "pessoas tiveram seus animais de estimação sequestrados e comidos por pessoas que não deveriam estar neste país".

Cerca de 20.000 haitianos foram colocados em Springfield, uma cidade com pouco menos de 60.000 habitantes, nos últimos três anos. De acordo com o site da cidade, esses imigrantes "estão aqui legalmente, sob o Programa de Liberdade Condicional de Imigração" e são elegíveis para solicitar o Status de Proteção Temporária, uma designação que lhes permite viver e trabalhar nos EUA por até 18 meses sem serem deportados.

"Teoria de conspiração"

Em junho, a Casa Branca anunciou que mais de 309 mil migrantes haitianos que vivem nos EUA receberam o Status de Proteção Temporária, além dos cerca de 200 mil que receberam essa designação em anos anteriores. A vice-presidente, Kamala Harris, que foi escolhida por Biden para liderar sua política de fronteira, argumentou em 2021 que esses migrantes "precisam de apoio, [e] precisam de proteção".

Falando a repórteres na terça-feira, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, descartou a alegação de Vance como uma "teoria da conspiração [...] baseada em um elemento de racismo". A Polícia de Springfield afirmou em um comunicado que não havia recebido "reclamações específicas de animais de estimação sendo prejudicados, feridos ou abusados por indivíduos da comunidade imigrante", nem relatos de "membros da comunidade imigrante capotando veículos ou atrapalhando o trânsito" ou "jogando lixo ou fazendo ameaças na frente das casas dos moradores".

No entanto, os crimes violentos aumentaram 242% em Springfield desde que um grande número de haitianos começou a chegar em 2021, segundo as estatísticas criminais do FBI. 

Enquanto isso, o partido Republicano usou o rumor para criticar Harris. "Por favor, vote em Trump para que os imigrantes haitianos não nos comam", escreveu o senador do Texas Ted Cruz na sua conta do X, acima de uma imagem de dois gatos domésticos. 

"Proteja nossos patos e gatinhos em Ohio", escreveram os republicanos do Comitê Judiciário da Câmara em uma publicação, acima de uma imagem gerada por IA de Donald Trump abraçando um pato e um gatinho.