Notícias

Putin participa de grande exercício militar da Marinha russa

O exercício, que vai até 16 de setembro, será realizado nos oceanos Pacífico e Ártico, bem como nos mares Mediterrâneo, Cáspio e Báltico.
Putin participa de grande exercício militar da Marinha russaSputnik / Alexey Nikolsky

O presidente russo, Vladimir Putin, está participando do exercício estratégico Okean-2024 (Ocean-2024) por meio de videoconferência nesta terça-feira.

Putin observou que a Rússia está realizando o seu maior exercício militar marítmoem três décadas. "É a primeira vez nas últimas três décadas que realizamos um exercício de tal envergadura no mar", destacou. Também detalhou que nos simulacros serão praticadas tarefas mais complexas relacionadas às operações de combate.

Além disso, Putin especificou que nos exercícios práticos também participam navios e aeronaves do Exército Popular de Libertação Popular da China, enquanto representantes de 15 países foram convidados como observadores.

EUA tentam manter seu domínio

Entre outras questões, o presidente russo denunciou que os EUA estão tentando "manter seu domínio militar e político a todo custo", e usando a Ucrânia contra a Rússia. "Os EUA e seus satélites estão aumentando sua presença militar perto das fronteiras ocidentais da Rússia, no Ártico e na região da Ásia-Pacífico", disse ele, acrescentando que o Ocidente "declara abertamente seus planos de implantar mísseis de alcance intermediário e de alcance mais curto nas chamadas áreas avançadas".

"Com suas ações agressivas, os EUA pretendem obter uma vantagem militar tangível, quebrando assim a arquitetura de segurança estabelecida e o equilíbrio de poder na região da Ásia-Pacífico. Na verdade, os EUA estão provocando uma corrida armamentista", enfatizou.

De acordo com o presidente, Washington "está criando as condições prévias para uma situação de crise perigosa na Europa e na região da Ásia-Pacífico". "A Rússia deve estar preparada para qualquer evolução da situação, e nossas Forças Armadas devem fornecer uma defesa confiável da soberania e dos interesses nacionais da Rússia, repelir possíveis agressões militares em qualquer direção, inclusive no oceano e na zona marítima", disse ele.

  • O exercício, que durará até 16 de setembro, será realizado nos oceanos Pacífico, Ártico, Mediterrâneo, Cáspio e Báltico, com a participação de mais de 400 navios de guerra, submarinos e embarcações de apoio da frota auxiliar, além de mais de 120 aeronaves e helicópteros.
  • A Okean-2024 tem como objetivo testar a prontidão dos comandantes seniores da Marinha Russa para gerenciar grupos heterogêneos em áreas sob sua responsabilidade, resolver tarefas operacionais não padronizadas, usar armas de alta precisão e outros equipamentos militares, bem como expandir a cooperação com as forças navais de países aliados na resolução de tarefas conjuntas no mar.