A empresa do bilionário norte-americano Elon Musk, SpaceX, lançou na segunda-feira a missão que tem por objetivo efetuar a primeira caminhada espacial comercial da história.
O palco do lançamento do foguete Falcon 9 foi o Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida. A nave espacial Crew Dragon com a tripulação separou-se do do Falcon 9 pouco mais de 12 minutos após o lançamento.
A iniciativa é chamada de Polaris Dawn e faz parte de um programa mais ambicioso chamado Polaris Program, que visa "avançar rapidamente as capacidades espaciais humanas", segundo seu perfil na rede social X.
Polaris Down subirá a uma altitude de 1400 km, que será o ponto mais alto atingido por homens desde o programa Apollo de 1972. Ao longo da viagem, a tripulação deverá tentar realizar a primeira caminhada espacial comercial, testar comunicações baseadas em laser Starlink e conduzir 36 pesquisas científicas, informa SpaceX.
Equipe não profissional
A equipa de quatro pessoas é liderada pelo empresário norte-americano Jared Isaacman, que já tinha participado em uma missão privada da SpaceX em 2021, ficando na órbita por três dias. Além de chefiar o voo, Jared Isaacman também financiou o lançamento.
Seus companheiros são duas engenheiras da empresa de Musk, Sarah Gillis e Anna Menon, e um tenente-coronel aposentado da Força Aérea americana, Scott Poteet. De acordo com SpaceX, os tripulantes se preparavam durante dois anos e meio para o voo, que deve durar cerca de 5 dias.
- O Polaris Program é um projeto do bilionário norte-americano Jared Isaacman que consiste em uma série de voos espaciais comerciais, Polaris Dawn sendo o primeiro deles.
- Para além de promover esploração espacial, Polaris Dawn objetiva arrecadar dinheiro para ajudar o hospital pediátrico St. Jude em Memphis, EUA, um centro médico especializado em pesquisa e tratamento de câncer infantil e outras doenças terminais.